Cães e gatos são frequentemente acometidos por doenças dermatológicas, que correspondem a mais da metade dos nossos atendimentos clínicos. Fique atento aos seguintes sintomas que revelam a necessidade de passar em consulta com o especialista em dermatologia: coceira, lambedura das patas, pele seca, queda excessiva de pelos fazendo falhas, mau odor na pele, pele avermelhada com feridas, descamações, infecção de ouvido e outros. Essas queixas devem ser tratadas rapidamente, pois afecções na pele causam stress e angústia ao animal, podem diminuir suas atividades cotidianas e prejudicar sua qualidade de vida.
Como a pele é a barreira mais superficial do corpo, é errado achar que ela é a porta de entrada para diversas patologias. Ao contrário disso, a pele mostra o verdadeiro estado de saúde do paciente, direcionando o tratamento a todo o organismo, ou seja, a pele pode manifestar alterações internas, em outros sistemas. Para se alcançar o sucesso terapêutico, alguns exames complementares são solicitados para que o especialista determine a terapia mais adequada e eficaz para o seu pet.
Os exames dermatológicos mais solicitados são: raspado cutâneo, histopatológico, citologia dérmica e otológica, cultura bacteriana e antibiograma, cultura fúngica e antifungiograma, testes alérgicos, tricograma, otoscopia e dosagens hormonais. Dependendo do diagnóstico, medicamentos orais e tópicos são prescritos, o manejo ambiental e alimentar corrigido e banhos com produtos específicos são indicados para ajudar a manter a pele do seu pet sempre saudável.
Estamos ansiosos para atendê-lo e conhecer seu amigão. Ligue e agende o seu horário.