A Oncologia Veterinária é a área responsável por diagnosticar e tratar o câncer e vem ganhando destaque devido ao aumento de pacientes oncológicos resultante da maior longevidade dos pets.
Por esta razão, a doença costuma afetar mais os animais idosos. Além da idade, fatores genéticos, mutações celulares, doenças pré-existentes, exposição demasiada ao sol e a castração tardia podem desencadear a doença.
As principais neoplasias que acometem os pets são os tumores mamários e nos ovários em fêmeas não castradas, tumores cutâneos, tumores testiculares, linfomas, tumores ósseos, neoplasia pulmonar e hepática, dentre tantos outros.
Diante de alguns sintomas podemos suspeitar dessa patologia, como apatia, manchas na pele, vômito e diarreia, perda de peso sem motivo aparente, dificuldade em engolir ou respirar, presença de nódulos aparentes e sangramento nas fezes e urina e a falta de apetite. Nesses casos, a melhor estratégia é marcar uma consulta com o especialista, pois quando o câncer é diagnosticado no início, a chance do tratamento resultar na cura é bem maior.
Além do exame físico e de exames laboratoriais do paciente, incluindo citologias aspirativas e biopsias, os exames de imagem (ultrassonografia com doppler, radiografia e tomografia computadorizada) determinam a localização exata do tumor, sua extensão e sua vascularização.
Infelizmente o câncer ainda é uma das principais causas de morte em cães e gatos, porém os avanços tecnológicos nos tratamentos têm mostrado grande sucesso. Os tratamentos atualmente mais empregados são a remoção cirúrgica, quimioterapia, radioterapia, eletroquimioterapia e a imunoterapia.
Marque já o atendimento do seu pet, estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Estamos ansiosos para atendê-lo e conhecer seu amigão. Ligue e agende o seu horário.